Agora você pode negociar XRP na MODIAX Saiba mais arrow_forward
+MODIAX

XRP: entenda um pouco sobre a mais nova criptomoeda listada na MODIAX

novembro 9, 2018

XRP: entenda um pouco sobre a mais nova criptomoeda listada na MODIAX

O XRP é uma criptomoeda descentralizada com a terceira maior capitalização de mercado – cerca de 20 bilhões de dólares. Ele foi criado para servir como um intermediário entre as trocas de qualquer moeda fiat (aquelas emitidas pelo governo, como o real ou o dólar) e, assim, facilitar os pagamentos e transações globais. Se não for possível, por exemplo, converter rublos por yuans diretamente, é possível usar o XRP para isso. O dólar também faz esse papel intermediador, mas os custos das transações em XRP são menores.

Ele utiliza uma tecnologia de registros distribuída baseada nos princípios do blockchain conhecida como XRP Ledger. Essa tecnologia se vale de um algoritmo de consenso que não usa mineração, por isso não gasta tantos recursos (tempo e energia) quanto Bitcoin ou Ethereum. O algoritmo é baseado na confiança entre os validadores da rede.

Principais benefícios do XRP

O XRP pode ser convertido para qualquer moeda ou ativo, como o ouro, e também não sofre com efeitos inflacionários, já que todo o montante existente já foi emitido.

As transações com XRP são bem mais rápidas e baratas do que com o Bitcoin, levando cerca de 3 a 4 segundos para serem validadas. Além disso, o XRP é capaz de validar até 1500 transações por segundo.

Gráfico que compara a rapidez com que as transações são validadas

O aumento das parcerias bancárias tende a aumentar o valor do XRP, pois quanto mais utilizado, maior é o valor da criptomoeda (efeito de rede).

Ripple vs. XRP

Muitas pessoas confundem os dois, mas a Ripple é uma empresa de tecnologia que oferece soluções eficientes para as transferências de dinheiro globais. Ela utiliza o XRP e o XRP Ledger em um de seus serviços de remessas internacionais, o xRapid.

Além disso, ela organiza o desenvolvimento do XRP Ledger como forma de contribuir para a Internet dos Valores, na qual o dinheiro se move da mesma forma que informações.

Tabela comparativa entre Ripple e XRP