Agora você pode negociar XRP na MODIAX Saiba mais arrow_forward
Bitcoin

Pague com Bitcoin: lugares que aceitam essa forma de pagamento

dezembro 27, 2018

Pague com Bitcoin: lugares que aceitam essa forma de pagamento

É verdade que a volatilidade do preço do Bitcoin pode desencorajar sua adoção como forma de pagamento, mas, ainda assim, o número de estabelecimentos e empresas que o aceitam vem aumentando aos poucos.

Apenas no Brasil e em dezembro, por exemplo, duas empresas passaram a permitir pagamentos com Bitcoins: algumas lojas da Calvin Klein em São Paulo e a rede Oásis Supermercados no Rio de Janeiro.

Você pode ver nos mapas abaixo o crescimento dessa aceitação entre 2014 e 2018:

Mapa com lugares que aceitavam bitcoin em 2014
Lugares que aceitavam pagamentos em Bitcoin – dezembro de 2014 | Fonte: coinmap.org
Mapa com lugares que aceitam bitcoin
Lugares que aceitam pagamentos em Bitcoin – dezembro de 2018 | Fonte: coinmap.org

Lugares que aceitam bitcoins

Apesar do grau de aceitação ainda ser baixo, à medida que o conhecimento sobre as vantagens que o Bitcoin proporciona é difundido, cresce o número de estabelecimentos interessados em oferecer essa opção aos clientes, buscando, assim, se beneficiar das vantagens oferecidas.

A seguir, listamos alguns exemplos de lugares que aceitam bitcoins como forma de pagamento no Brasil:

Alimentação

Restaurante Recanto de Minas, em Extrema (MG);

Restaurante Solaris, em Florianópolis (SC);

Bar e bicicletaria Las Magrelas, em São Paulo (SP).

Transporte

Transportadora Rampoldi & Marques em São Paulo (SP);

Companhia de ônibus Brasil Sul

Companhia de ônibus Viação Garcia

Hospedagem

Kyrios, em Maresias (SP),

Residencial Castor, em Natal (RN)

Giramondo Hostel, em São Paulo (SP)

Boletos e recarga de celular

Algumas empresas, como a Pague com Bitcoin, tornam possível o pagamento de boletos (contas de água, luz, telefone) e recarga de celular com bitcoins.

Outros exemplos

A Wikimedia, fundação responsável pela Wikipedia, e a ONG Save the Children são exemplos de instituições que aceitam bitcoins como doação.

A Microsoft os aceita para o pagamento de jogos, filmes e aplicativos nas lojas do Windows e Xbox desde 2014. Nesse intervalo, ela suspendeu o aceite algumas vezes devido a preocupações com a volatilidade do preço, mas atualmente os bitcoins são permitidos.

A Dell, por conta de sua parceria com a Coinbase, também aceita pagamentos por seu produtos em bitcoins. Infelizmente, tanto ela, quanto a Microsoft ainda não disponibilizaram essa opção de pagamento para clientes residentes no Brasil.

Você pode conferir outros lugares que aceitam bitcoins no Brasil e no mundo no site Coinmap.

Vantagens do Bitcoin como forma de pagamento

O Bitcoin oferece certas facilidades como meio de pagamento:

Não existem restrições quanto ao horário, ao dia, aos limites geográficos e à quantia transferida. Como a rede Bitcoin funciona ininterruptamente, os pagamentos podem ser realizados em qualquer horário e dia, até mesmo feriados. A confirmação pode levar cerca de 30 minutos, pois está ligada ao número de confirmações no blockchain do Bitcoin, mas a quantia a ser transferida é ilimitada. Também não existem limites geográficos para a transferência, ou seja, você pode transferir para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que ela tenha uma carteira de Bitcoin.

Taxas baixas de transferência. As transferências na rede Bitcoin não exigem a cobrança de taxas, mas costuma-se pagar uma aos mineradores. Isso funciona como um incentivo para que eles logo incluam sua transação em um bloco e, consequentemente, ela seja confirmada mais rapidamente. Quando comparadas às taxas bancárias, os valores pagos costumam ser muito baixos.

Mais segurança para os comerciantes e os clientes. As transações com bitcoins não são reversíveis, o que protege os comerciantes contra fraudes. Além disso, como os usuários têm um controle completo sobre suas transações, eles ficam protegidos de cobranças indevidas. Também não é preciso fornecer informações pessoais para a realização da transação, assim, os clientes também ficam protegidos contra casos de furto de identidade.

Transparência e confiabilidade. O histórico das transações está disponível para qualquer pessoa consultar e as informações não podem ser alteradas, o que evita manipulações e dá confiabilidade aos dados.